Baseado principalmente nos fundamentos da doutrina de Platão, filósofo grego do século IV a.C., discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, entendendo tacitamente a sua tese “A Arte deve ser a base da educação”.

Desde a sua fundação em 1965, a Associação Portuguesa de Educação pela Arte desenvolveu o conceito de educação no seu sentido mais amplo na formação do ser, da pessoa no seu todo. Para os seus fundadores e membros associados, a simples memorização de matérias e conteúdos, o saber imposto e diretivo, a transmissão única de saberes e aprendizagem de conhecimentos não garantem, por si só, a transformação do homem num ser culto, democrático e, verdadeiramente, livre. “Um povo que recusa a arte não é um povo livre” (Kustow, 1934, p. 230).

A educação pela arte realça o desenvolvimento da personalidade, do caráter, da imaginação, da criatividade, da expressão, enfim, na iluminação do ser, com todo o transfere positivo para a vida pessoal, profissional e familiar futura. A educação deve servir, também, para formar indivíduos sensíveis. Ao contrário do que se possa pensar, para realizar trabalhos artísticos corporais, por exemplo, a disciplina está presente (Laban, 1974).

Integrada no calendário do Desporto Escolar na modalidade de Desportos Gímnicos, disciplina de Ginástica Acrobática, decorreu no dia 16 de maio último o encontro de encerramento desta disciplina desportiva referente ao ano letivo 2014-2015. Neste encontro estiveram presentes alunos de diversos agrupamentos de escolas, Dr. José Leite de Vasconcelos - Tarouca, Moimenta da Beira, Latino Coelho – Lamego e Dr. Júlio Martins – Chaves, Armamar e Vila Real.

Para além da prática salutar da atividade gímnica, os alunos das diferentes escolas presentes tiveram uma vez mais uma oportunidade de conviverem e de expressarem todo o seu talento gímnico. A atividade decorreu num formato em todo diferente ao que os alunos estavam habituados. Foram constituídos três grupos de trabalho com alunos das diferentes escolas. A estes foi-lhes pedido para elaborarem uma coreografia, no âmbito da ginástica acrobática e da dança, exigindo apenas a manutenção dos movimentos referentes ao refrão da música “Let It Go”, na versão em português, composição esta que integra a banda sonora do filme da Disney intitulado “Frozen”. O resultado da criatividade e da qualidade técnica foi excecional.

Escola em Tarouca, 1 de junho 2015.

Rui Ferreira