Integrada no plano plurianual de atividades do Agrupamento, decorreu no dia de 16 de dezembro último, no Auditório Municipal Adácio Pestana, a Festa de Natal, desenvolvida e organizada no âmbito das Áreas Disciplinares que constituem o Departamento das Expressões, contando também com a preciosa colaboração de alguns alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, turma C do 12º ano.

Para além de se pretender comemorar a data festiva do Natal, a organização do evento aproveitou a oportunidade para prestar uma singela homenagem a uma aluna que nos deixou recentemente. Pretendeu-se com este ato não só trazer à memória a nossa Fabiana, mas também relevar a amizade de todos aqueles que a acompanharam nos momentos mais difíceis. A verdadeira amizade é um bem precioso que se manifesta, particularmente, nesses momentos.

Participaram neste evento cultural e desportivo 66 alunos distribuídos pelas diferentes atividades desenvolvidas nas disciplinas de Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Educação Física e Educação Especial, num total de 18 trabalhos produzidos para o efeito. Devido à escassa lotação do auditório, o evento contou com duas sessões para apresentação do alinhamento estabelecido. Na primeira sessão, com início pelas 11h00 e término às 12h00, assistiram os alunos matriculados no 9º, 10º, 11º e 12º anos, alguns idosos a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca e alguns membros da comunidade educativa. Para além destes, o Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos congratula-se com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca que em muito dignificou a nossa Festa de Natal. Das 15h00 às 16h00 decorreu a segunda sessão onde assistiram os alunos dos 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos.

Como se os propósitos já elencados não fossem por si só suficientes, este evento serviu também de preparação dos grupos da Ginástica Acrobática para as competições do Desporto Escolar que entretanto já iniciaram, em Chaves, no dia 12 de dezembro passado. Seguir-se-á, a 30 de janeiro, em Sernancelhe, em Tarouca a 22 de fevereiro e, por fim, servindo como apuramento para a fase Regional, em Lamego a 13 de março.

Sendo a Área Disciplinar da Educação Especial parte integrante desta organização, o Departamento das Expressões entendeu não deixar de fora do evento a participação dos nossos alunos com necessidades educativas especiais.

Quer pela elevada taxa de adesão ao evento, quer pela informação de retorno que nos tem chegado, o Departamento das Expressões é do entender que a atividade foi um êxito. Estão uma vez mais de parabéns os alunos participantes pelo seu empenho, disciplina, sacrifício e perseverança demonstrado semana após semana nos treinos. Bem hajam!

 

Escola em Tarouca, 24 de dezembro de 2015.

O Departamento das Expressões