Foi no passado dia 24 de maio que os alunos do secundário, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica se dirigiram a Coimbra a fim de realizarem uma visita de estudo.

Por volta das 07h30m, reunimo-nos todos e entrámos no autocarro rumo “à cidade dos doutores”. Como é habitual numa visita destas, houve sempre muita animação dentro do veículo e as duas horas e pouco que demorou a viagem passaram num abrir e fechar de olhos!

À chegada, tivemos a oportunidade de visitar a Sé Nova e, depois, tivemos uma visita guiada à Universidade de Coimbra. Com ajuda de auriculares, a guia elucidou-nos que Coimbra possui a universidade mais antiga do país, onde, nos seus tempos primordiais, apenas ensinava Direito Civil, Direito Canónico, Medicina e Teologia. Conhecemos o Paço das Escolas, o Palácio Real, a Torre do Sino, a Porta Férrea e o Museu das Ciências Experimentais. Foi muito interessante conhecer muitas curiosidades partilhadas pelos biólogos acerca dos animais embalsamados.

Após esta visita, tivemos a oportunidade de descansar e recuperar energias no Parque Verde, situado nas margens do Rio Mondego, com as suas paisagens tão agradáveis à vista e os seus aromas que tão bons eram.

À tarde, e já com o estômago reforçado, visitamos exteriormente o mosteiro de Santa Clara a Velha e mais aprofundadamente o mosteiro de Santa Clara a Nova, onde nos foi contada a história da Rainha Santa Isabel e onde podemos visualizar o seu túmulo, localizado mesmo no topo do altar da capela-mor.

No final da tarde, tivemos tempo para fazer algumas compras e reabastecer o estômago no Fórum de Coimbra.

Por volta das 19.00h, foi tempo de voltar a casa e, mais uma vez, a viagem foi recheada de alegrias.

Dizem que “quem não foi a Coimbra não viu coisa linda”; tenho a certeza que neste momento, todo o secundário da nossa escola, que participou na referida visita, concordará com esta afirmação.

(por Margarida Queirós, 10.º A)