Integrada no plano plurianual de atividades do Agrupamento, decorreu no dia de 17 de dezembro último, no Auditório Municipal Adácio Pestana, a Festa de Natal, desenvolvida e organizada no âmbito das Áreas Disciplinares que constituem o Departamento das Expressões, contando também com a preciosa colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, turma C do 10.º ano. Como forma de abranger toda a comunidade educativa, o evento contou com duas sessões, a primeira pelas 11 horas, direcionada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, e, a segunda pelas 18 horas para os pais e encarregados de educação.

Este ano a organização selecionou um tema bem atual, as alterações climáticas, facto que tornou a festa também um ato pedagógico. As alterações climáticas representam uma emergência sem precedentes, diz a ONU. Nunca a destruição foi tanta e tão rápida e governos e comunidade internacional estão a falhar no combate à crise climática. De acordo com o Relatório Especial do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, já são visíveis os impactos destrutivos das alterações climáticas e as previsões não são animadoras. Limitar o aquecimento global exigirá a limitação das emissões de dióxido de carbono em todos os sectores da atividade humana.

Participaram neste evento cultural e desportivo 132 alunos distribuídos pelas diferentes atividades desenvolvidas nas disciplinas de Educação Musical, Educação Física e Educação Especial, num total de 24 trabalhos produzidos para o efeito, brilhantemente apresentado pela Vitória Silva e pelo Luís Funina.

Quer pela elevada taxa de adesão ao evento, quer pela informação de retorno que nos tem chegado, o Departamento das Expressões é do entender que a atividade foi um êxito. Estão uma vez mais de parabéns os alunos participantes pelo seu empenho, disciplina, sacrifício e perseverança demonstrado semana após semana nos treinos.

Por último, a organização da Festa de Natal 2019 salienta a presença de diferentes atores da comunidade educativa, desde a Associação de Pais e Encarregados de Educação até às diferentes entidades convidadas. Uma saudação especial pela presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Eduardo Almeida, bem como do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Sr. Valdemar Pereira. Esta presença sempre muito nos honra.

Escola em Tarouca, 20 de dezembro de 2019.

O Departamento das Expressões