Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos

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O “Desafio do Mês” é um concurso, destinado a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Desafio do Mês

Projeto que contribui para a aquisição sólida de competências dos alunos.

PES

O Erasmus+ contribui para a excelência do ensino e formação na União Europeia.

Erasmus+

Informações sobre os exames/provas a realizar no presente ano letivo.

Exames 2025

Projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário.

AFC

Escola Sede

Candidatura à Bolsa de Mérito -2022/2023

Informamos todos os alunos do ensino secundário, com escalão A e B de que, de acordo com o artigo 14º, do despacho nº 5296/2017, de 16 de junho de 2017, podem candidatar-se à Bolsa de Mérito para o ano letivo 2022/2023, desde que tenham obtido a seguinte classificação média anual, relativa ao ano de escolaridade anterior, ano letivo 2021/2022:

  • Classificação igual ou superior a 4, no 9º ano, arredondada às unidades.
  • Classificação igual ou superior a 14, no 10º ou 11º ano, arredondada às unidades.

Assim, o Boletim de Candidatura, à Bolsa de Mérito vai ser distribuído pelos Diretores de Turma e os alunos devem entregar o Boletim devidamente preenchido no Serviço de Ação Social Escolar, até dia 30 de Setembro.

Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, 15 de Setembro de 2022.

O Diretor,

Eduardo Costa Almeida

 

Eduardo Costa Almeida, Diretor deste agrupamento de escolas, informa toda a comunidade educativa que as atividades escolares para o ano letivo de 2022/2023 terão início de acordo com a seguinte calendarização:

Dia 15 de setembro de 2022

  • Reunião dos pais/encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar e dos alunos do 1.º Ciclo com os professores titulares de turma, em hora a agendar;

Dia 16 de setembro de 2022

  • Receção às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º Ciclo às 09h:00;
  • Receção aos alunos do 2.º Ciclo, entre as 9:00 h e as 11:00 h, na Escola sede;
  • Receção aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, entre as 15:00 h e as 17:00 h, na Escola sede.

 

Tarouca, 30 de agosto de 2022

O Diretor

Eduardo Costa Almeida

Tendo por referência o «Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares», aprovado e publicado como anexo I ao Despacho n.º 921/2019, no Diário da República, 2.ª série, n.º 17, de 24 de janeiro de 2019, os alunos do ensino básico e ensino secundário, a quem foram emprestados manuais escolares, deverão proceder, obrigatoriamente, à sua devolução, exceto os alunos do 1°cicIo.

Os alunos do ensino secundário mantêm em sua posse apenas os manuais das disciplinas relativamente às quais pretendam realizar exame nacional, devendo proceder à sua entrega três dias após a publicação das classificações dos exames.

Os manuais deverão ser acompanhados com uma folha de suporte onde conste o nome do aluno, o nº do aluno, a turma e o ano.

A não restituição dos manuais escolares ou a sua devolução em estado de conservação que, por causa imputável aos alunos, impossibilite a sua reutilização, pode implicar a devolução do valor integral do manual ou a não emissão de vouchers para o ano escolar seguinte.

Após a devolução dos manuais escolares será emitida pela escola a declaração comprovativa.

A devolução será realizada junto da equipa constituída para o efeito, entre o dia 06 de julho e 15 de julho de 2022, para todos os anos escolares.

Tarouca, 20 de junho de 2022

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Informam-se todos os alunos e Encarregados de Educação que, entre 23 maio e 9 de junho de 2022, se encontra aberto o período de candidatura à ação social escolar para o ano letivo 2022/2023, referente aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. As candidaturas deverão ser enviadas, acompanhadas pelos documentos abaixo mencionados, para o email dos Serviços de Administração Escolar - Ação Social Escolar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos a entregar:

  1. Requerimento do encarregado de educação de candidatura aos auxílios económicos;
  2. Fotocópia do IBAN (conta à ordem) do(a) aluno(a) ou do(a) encarregado(a) de educação;
  3. Documento emitido pelo serviço competente da Segurança Social, devidamente validado ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador, do qual conste o nome e o escalão de atribuição de abono de família do(a) aluno(a), referente ao ano letivo 2022/2023;
  4. Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de o pai e/ou a mãe se encontrar(em) desempregado(s) há mais de três meses e lhe seja atribuído o 2.º escalão do abono de família.
  5. Os processos de candidatura cuja documentação se apresente incompleta ou incorretamente preenchida, não procedem para apreciação e despacho.

Tarouca, 23 de maio de 2022.

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (boletim ação social 2022 2023.doc)Boletim de Candidatura204 kB952

Pré-Escolar e 1.º Ano do 1.º Ciclo

Informam-se todos os pais e encarregados de educação que as matrículas para o Ensino Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo, para o Ano Letivo 2022/2023, definidas pelo Despacho nº 4209-A/2022, 11/04, poderão ser efetuadas entre 19 de abril e 16 de maio de 2022:

  • PREFERENCIALMENTE, o pedido de matrícula deve ser efetuado via Internet, em edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais do Portal das Finanças;
  • Não sendo possível cumprir por esta via, o pedido de matrícula pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento, por marcação prévia via telefone 254678555 ou email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Documentos necessários para o ato de matrícula em regime presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe: recente, a cores, com fundo liso e abranger apenas a face da criança);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação;
  • Comprovativo de composição do agregado familiar, retirado do Portal das Finanças (apenas quando o Encarregado(a) de Educação não seja o pai ou a mãe ou para comprovar que irmãos ou outras crianças e jovens do agregado familiar frequentam o mesmo estabelecimento de educação e ensino);
  • Comprovativo da morada, retirado do Portal das Finanças ou passado pela Junta de Freguesia;
  • Comprovativo da morada da atividade profissional (apenas nos casos de não ser área de residência);
  • Declaração do escalão do abono de família (documento emitido da Segurança Social ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, da entidade patronal (só para alunos que requerem a Ação Social Escolar).

Renovação automática
São renovadas de forma automática as matrículas nas seguintes situações:

  • Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.ºanos de escolaridade;
  • Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade, em caso de não transição;
  • Na transição na Educação Pré-Escolar.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

  • Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade;
  • Renovação de matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.ºanos de escolaridade;
  • Renovação matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
  • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
  • A alteração de encarregado de educação;
  • A mudança de curso ou de percurso formativo;
  • A escolha de disciplinas.

Período de matrícula/renovação de matrícula nos restantes anos de escolaridade:

  • Educação Pré-escolar e 1º ano de escolaridade – de 19 de abril a 16 de maio;
  • 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade – de 09 e 19 de julho;
  • 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade – de 17 de junho a 01 de julho.

 

Tarouca, 18 de abril de 2022

O Diretor,

Eduardo Costa Almeida

Eleições gerais para os órgãos sociais da Associação de Pais

Caros pais e/ou encarregados de educação,

De acordo com o estipulado nos Estatutos da Associação de Pais no seu artº 13, n.º 1, convocam-se eleições gerais para os órgãos sociais desta Associação para o dia 10 de novembro de 2021 e decorrerão entre as 18.00 e as 20.00 horas.

As listas de eventuais candidatos deverão ser entregues na secretaria da escola sede do Agrupamento até às 18.00 horas do dia 8 de novembro de 2021.

O voto será de um por cada filho ou educando a frequentar os diversos estabelecimentos de ensino pertencentes ao agrupamento.

Tarouca, 22 de outubro de 2021

A Presidente da Assembleia,

Sandra Rodrigues

Processo eleitoral para a eleição dos representantes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca.

O processo eleitoral para a eleição dos seus representantes no Conselho Geral para o quadriénio 2021/2025 obedece aos seguintes normativos legais:

  1. Regime de  autonomia,  administração  e  gestão  dos  estabelecimentos  públicos  da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, nomeadamente artigos 14.º, 15.º e 49.º;
  2. Código do procedimento administrativo (Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de Janeiro).
  3. Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca.

Por tal, a votação para a eleição dos representantes do pessoal docente, pessoal não docente e alunos terá lugar no próximo dia 8 de novembro de 2021, das 9 às 17 horas, As salas onde ocorrerá a votação ficou assim distribuída:

 

PESSOAL DOCENTE

REPRESENTANTES

LOCAL DE  VOTAÇÃO

 

 

PESSOAL DOCENTE

BLOCO  A

 

SALA DE TRABALHO DOS PROFESSORES

(sala ao lado da sala dos professores)

 

 

PESSOAL NÃO  DOCENTE. 

REPRESENTANTES.

LOCAL DE  VOTAÇÃO

 

PESSOAL NÃO  DOCENTE

BLOCO  A

 

BIBLIOTECA ESCOLAR

  

ALUNOS 

REPRESENTANTES

LOCAL DE  VOTAÇÃO

 

ALUNOS

BLOCO  A

SALA DE REUNIÕES

(SALA AO LADO DA SALA DA DIREÇÃO)

 

 O Presidente da Comissão Eleitoral

 _______________________________

 (Luís Manuel dos Anjos Reis)

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (REGULAMENTO PROCESSO ELEITORAL.pdf)REGULAMENTO PROCESSO ELEITORAL.pdf347 kB1068
Fazer download deste ficheiro (CONVOCATÓRIA NÃO DOCENTES.pdf)CONVOCATÓRIA NÃO DOCENTES.pdf186 kB967
Fazer download deste ficheiro (CONVOCATÓRIA DOCENTES.pdf)CONVOCATÓRIA DOCENTES.pdf186 kB1108
Fazer download deste ficheiro (CONVOCATÓRIA ALUNOS.pdf)CONVOCATÓRIA ALUNOS.pdf186 kB983
Fazer download deste ficheiro (CALENDARIZAÇÃO.pdf)CALENDARIZAÇÃO.pdf285 kB1023

Candidatura à Bolsa de Mérito - 2021/2022
Informamos todos os alunos do ensino secundário, com escalão A e B de que, de acordo com o artigo 14º, do despacho nº 5296/2017, de 16 de junho de 2017, podem candidatar-se à Bolsa de Mérito para o ano letivo 2021/2022, desde que tenham obtido a seguinte classificação média anual, relativa ao ano de escolaridade anterior, ano letivo 2020/2021:

  • Classificação igual ou superior a 4, no 9º ano; arredondada às unidades.
  • Classificação igual ou superior a 14, no 10º ou 11º ano, arredondada às unidades.

Assim, o Boletim de Candidatura à Bolsa de Mérito vai ser distribuído pelos Diretores de Turma e os alunos devem entregar o Boletim devidamente preenchido no Serviço de Ação Social Escolar, até dia 1 de outubro.

Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, 17 de Setembro de 2021.

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (Bol Cand Bolsa Mérito.doc)Boletim de Candidatura253 kB1023

Eduardo Costa Almeida, Diretor deste agrupamento de escolas, informa toda a comunidade educativa que as atividades escolares para o ano letivo de 2021/2022 terão início de acordo com a seguinte calendarização:

Dia 16 de setembro de 2021

  • Reunião dos pais/encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar e dos alunos do 1º Ciclo com os professores titulares de turma, em hora a agendar;

Dia 17 de setembro de 2021

  • Receção às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1º Ciclo às 09h:00;
  • Receção aos alunos do 2º Ciclo, entre as 9:00 h e as 11:00 h, na Escola sede;
  • Receção aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, entre as 15:00 h e as 17:00 h, na Escola sede.

 

Tarouca, 30 de agosto de 2021

O Diretor

Eduardo Costa Almeida

 

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