O projeto Parlamento dos Jovens- Ensino Básico- teve a sua sessão distrital na simpática vila de São Pedro do Sul. A sessão decorreu no Cine-teatro de São Pedro do Sul, no dia 25 de Fevereiro, segunda-feira, com a presença de 23 escolas do distrito de Viseu. A nossa escola foi representada por dois alunos do sétimo ano (efetivos) e um aluno do 9º ano (suplente). Os trabalhos decorreram entre as 9 da manhã e as 17h30 minutos.

No período da manhã decorreu uma sessão de perguntas a um senhor deputado da Assembleia da República. De seguida, procedeu-se a à apresentação e debate dos Projetos de Recomendação das Escolas, seguido da votação na generalidade. A terminar o período matutino foi votado o tema a propor à Assembleia da República. O tema mais votado foi o sugerido pela nossa escola, ou seja, “a Questão da Europa- vantagens e desvantagens de pertencermos à comunidade.“

Durante a tarde, foi debatido e aprovado o projeto de recomendação e a eleição dos deputados para a sessão Nacional a realizar em Lisboa, a 10 de Maio, na Assembleia da República.

Por uma “unha negra” que a nossa escola não foi votada para participar na Sessão Nacional. Deste modo, resta-nos endereçar parabéns às quatro escolas que irão representar o distrito de Viseu: Escola Secundária de Nelas, Escola Secundária de Vouzela, EB 2,3 de Souselo, Cinfães e a nossa vizinha Escola Secundária de Moimenta da Beira.

De salientar, no entanto, a participação ordeira, democrática e cívica das nossas deputadas que ousaram, inclusive, desafiar o senhor deputado para explicitar melhor uma questão que acharam que não foi suficientemente respondida. O senhor deputado da bancada do PS, Acácio Pinto, gostou imenso da intervenção das alunas da nossa escola e, no intervalo dos trabalhos, manteve uma amena discussão onde foram discutidas questões relativas à democracia e ao melhor destino a dar aos dinheiros públicos.

Em suma, a nossa participação foi muito digna e enriquecedora. No próximo ano letivo, prometemos ainda melhor desempenho e entusiasmo.

(por António Martins)