Integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, realizou-se no passado dia 6 de junho, pelas 09:00 horas, a Caminhada e BTT, promovida pelo Grupo Disciplinar de Educação Física. A caminhar ou a pedalar, a atividade permitiu ao participante desfrutar de uma atividade física gratificante e significativa, não agressiva e por conseguinte não seletiva, que não necessita de equipamento sofisticado nem de material técnico específico, sendo praticado em plena Natureza, concorrendo assim para a promoção da sua saúde e da sua qualidade de vida.

Sendo a prática da atividade física em geral uma questão do foro cultural, pretendíamos igualmente que este momento servisse de incentivo para uma prática diária de todos aqueles que participaram e cujos benefícios compreendem:

  • A redução do risco da Arteriosclerose, doença coronária e ataque cardíaco;
  • A diminuição da pressão sanguínea (tensão arterial);
  • O potenciar do “bom colesterol” (HDL) e a diminuição do “mau colesterol” (LDL);
  • O auxílio na redução e controlo do peso como consequência de um maior gasto energético;
  • A melhoria da saúde dos ossos e articulações, ajudando a combater a osteoporose e a osteoartrite;
  • A redução do risco de diabetes tipo II (não insolino-dependentes) por redução dos níveis de glicose e melhoria da acção da insulina;
  • O aumento dos níveis de resistência, força e flexibilidade, reduzindo o risco de quedas e aumentando a qualidade de vida;
  • A melhoria do bem-estar propiciada pela libertação da endorfina na corrente sanguínea, promovendo uma sensação de prazer, uma melhor disposição, uma maior animação para a vida, uma melhoria da auto-estima e do humor, um alívio dos sintomas de depressão e da ansiedade;
  • Quando a atividade física é realizada em lugares agradáveis e com outras pessoas, oferece ainda muitas oportunidades de relaxamento e contacto social que é sempre gratificante.

 

O local selecionado para a realização do evento abrangeu as localidades de Tarouca, Esporões, Arguedeira e Gondomar. Mesmo em termos técnicos, o percurso apresentou as condições ideais para a prática diária desta atividade física, não apresentando grandes dificuldades no seu relevo, compreendendo uma significativa distância e de grande beleza paisagística.

A atividade iniciou-se com a concentração dos mais de duzentos participantes no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola, pelas 08.30h, onde assistiram ao briefing sobre o evento, destacando da sua ficha técnica as informações acerca da distância, tempo previsto, locais de passagem, desnível acumulado e regras de conduta a adotar durante a caminhada. A adesão foi significativa: 213 alunos, 4 EE, 12 auxiliares e 16 professores, num total de 245 participantes, 22 dos quais no Cicloturismo e 123 na Caminhada. Esta adesão associada ao entusiasmo evidenciado no rosto dos participantes serve de motivação adicional para que o Grupo de Educação Física compreenda já aquela que será a Caminhada 2015, desta vez por terras de Ucanha e Salzedas, no plano anual de atividades para o próximo ano letivo.

(por Grupo de Educação Física)