Apesar do Dia Escolar da Não Violência e da Paz ser comemorado a 30 de Janeiro, por ser sábado no presente ano, o Agrupamento Dr José Leite de Vasconcelos de Tarouca não quis deixar de marcar esta data de apelo à Paz e à Não violência em meio escolar, efeméride criada em 1964 por Llorenç Vidal.

A Biblioteca Escolar desafiou os alunos ao registo escrito de pensamentos sobre a temática, para todos os que passavam por aquele espaço e à turma do 10ºC para constituírem o painel decorativo do espaço da Sala de Convívio dos alunos onde decorreu o evento.

Foi aos alunos do Curso Vocacional que se propôs a organização e a preparação, que vieram a demonstrar a sua motivação em serem chamados a participar em algo diferenciado.

A sessão foi iniciada com a participação do Grupo “Arautos da Alegria”, a que pertencem alunos dos diversos anos da Escola EB 2,3/S de Tarouca, seguindo-se a declamação de duas poesias, uma de Sophia de Mello Breyner Andersen e outras de Manuel Alegre por alunos do 9º A.

Seguiu-se depois a leitura da Carta dirigida ao Papa Francisco elaborada pelos alunos do 7º B em contexto de Educação Moral e Religiosa Católica que será agora direcionada para Roma.

Os alunos de Educação Especial elaboraram mensagens sobre a Paz que distribuíram pelos convidados presentes e que não quiseram deixar de acarinhar mais uma das nossas iniciativas.

Seguiu-se depois uma sessão de sensibilização por agentes da GNR, esclarecedora e motivadora da não violência em espaço escolar, bem como no seio familiar.

Um dia diferente de vivência coletiva para a defesa dos valores sociais da Paz e harmonia.

(por Isolina Guerra )