Integrado no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi promovido, no dia 7 de Outubro, um Encontro dos alunos e docentes com o Escritor André Fernandes, autor dos livros “Tia Guida” e “25+ A vida é uma escola” onde, diversas turmas do 3º ciclo e ensino secundário, se integraram para usufruir de uma mensagem que se iniciou com um percurso de vivência de uma familiar do autor com cancro e toda a perspetiva de (des)esperança de vida, que se associa a tal doença.

Na vivência do Mês Internacional do Cancro da Mama, a Biblioteca Escolar tentou, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos a interação com uma situação de vida, que toca cada vez mais famílias presente momento, aliada à escrita como ferramenta de compensação pessoal e partilha de sentimentos ao leitor.

Assim, as áreas de Filosofia, Psicologia, Educação Moral e Religiosa Católica, bem como as Ciências, com parceria do PES, foram as áreas que integraram os mais de 250 alunos nas 3 sessões que tiveram de se organizar para dar resposta a todos os pedidos de participação.

Quando um escritor é também um excelente comunicador e, acima de tudo porque fala do que viveu na sua infância, cheia de situações problemáticas, inclusive o bullying e a violência, faz com que muitos dos leitores/ouvintes se revejam no mesmo sentimento e, porque estão a viver ou já viveram casos de cancro nas suas famílias ou amigos, a temática foi de elevada atenção dos alunos, que assim sentiram os seus problemas afetivos terem um “rosto ” de referência que conseguiu ultrapassar o que eles próprios vivem.

O André Fernandes, de 25 anos de idade, licenciado em Comunicação, assumiu assim aquela que diz ser a sua missão: comunicar e, principalmente, fazer sentir a esperança de vida, a auto-estima, a valorização da vida, da família e da transmissão do amor incondicional.

Se o seu primeiro livro “Tia Guida” descreve a vivência da fase de despedida de um ser amado, dos contactos, dos sentimentos e da luta pela vida, passa depois no seu segundo livro “25+ a Vida é uma Escola”, a trazer ao leitor a sua vida pessoal, os seus dilemas naqueles que diz serem os três pilares: “AMOR”, “PODER” e “ESPIRITUALIDADES”, que o movem a partir de uma infância complicada e, que encontrou na família dos tios, a sua realização pessoal familiar e afetiva.

A todos os que assistiram às suas comunicações tocou bem no fundo, expurgou sentimentos, criou amizades e, acima de tudo, conversou pessoalmente com muitos elementos da Comunidade Escolar, ao longo do dia que esteve entre nós.

E como o escritor nos diz “O verdadeiro valor da sabedoria atingida só se concretiza na sua conversão em sabedoria partilhada. É isso que acredito e é isso que tento partilhar

(por Isolina Guerra)