São vistos hoje como grandes flagelos que afetam a nossa sociedade, o aumento do consumo de drogas, a violência, o individualismo e o sedentarismo. No seu combate, quer o modelo “médico-remediativo” no campo da saúde, quer o modelo formal da prática desportiva no domínio das atividades físicas, não se mostram até à data capazes de inverter tal tendência.

No âmbito da formação que se pretende permanente, compete à Educação Física contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis e para a educação dos valores.

Na sua promoção é a escola que detém grande influência na participação dos jovens na atividade física. As razões prendem-se com vários fatores, entre outros, desde logo porque é lá que os jovens passam grande parte do seu tempo, a presença da disciplina curricular de Educação Física que acompanha o jovem em todos os níveis escolares, o enquadramento das atividades físicas por recursos humanos devidamente habilitados e a existência de condições materiais necessárias ao seu desenvolvimento.

Organizado pela Área Disciplinar de Educação Física e enquadrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, decorreu em 12 de outubro último o Campeonato Escolar de Corta Mato, edição de 2018, que se realizou junto do Sr. Do Monte numa pista de todo-o-terreno existente. De uma forma entusiasta e digna participaram na atividade um total de 173 alunos distribuídos pelos vários escalões/sexo. Para além do objetivo principal, a prática salutar da atividade física, no âmbito competitivo, estes rapazes e raparigas travaram entre si uma disputa leal e saudável com todas as consequências positivas para o seu desenvolvimento moral, físico, afetivo e emocional.

Com vista à participação da escola no Corta Mato, Fase Regional, no início de 2019, os alunos que garantiram uma classificação entre o primeiro e o sexto lugar terão a oportunidade de conviver e competir com as centenas de alunos das escolas da área de coordenação de Vila Real e Douro.

Finalizamos com um apontamento de fair play protagonizado pelo aluno n.º 8, do 8.ºD, Eduardo Castro, abdicando da sua prova para ajudar o seu colega Diogo Guerra que se sentiu mal durante a corrida. Depois de o ajudar ainda foi terminar no 12.º posto a sua prova. O Eduardo revelou dotes de grande caráter e de camaradagem. O seu altruísmo deve servir de exemplo para todos. Bem-haja!!!

Escola em Tarouca, 31 de outubro de 2017.

A Área Disciplinar de Educação Física