Núcleo de Astronomia

No âmbito da iniciativa promovida pelo Ministério da Educação, “Aprender e Inovar com TIC”, a nossa escola irá brevemente criar um “Núcleo de Astronomia” aberto a toda a comunidade escolar. Os objectivos a que se propõe a equipa que irá dinamizar o projecto são vários: promoção de sessões de observação nocturna; aquisição e partilha de conhecimentos na área da Astronomia; utilização de recursos na área das tecnologias da informação (TIC) na exploração e divulgação de conhecimentos; desenvolver o gosto pela Ciência, e pela Astronomia em particular, por toda a comunidade escolar por forma a criar massa crítica suficiente para que a existência de um núcleo amador de Astronomia se mantenha para lá do tempo previsto para a iniciativa “Aprender e Inovar com TIC”.

O “Núcleo de Astronomia” será criado assim que se torne possível, como está previsto, a aquisição de um telescópio, elemento essencial para a dinamização do projecto. Toda a comunidade escolar será convidada a participar nas actividades dinamizadas pelo “núcleo”. Todos os elementos, alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, que queiram envolver-se na preparação dessas actividades, poderão inscrever-se como sócios do “Núcleo de Astronomia” e poderão beneficiar do acesso a todos os seus recursos.

A equipa de professores que dinamiza este projecto já baptizou o “Núcleo de Astronomia”. Irá chamar-se POLARIS, uma das denominações da Estrela Polar. Polaris é uma estrela supergigante amarela da constelação Ursa Menos. É 3300 vezes mais brilhante que o Sol e encontra-se a uma distância da Terra de 430 anos-luz (a luz que emite demora 430 anos a chegar à Terra, à velocidade de 300000 km/s (velocidade da luz)).

A primeira iniciativa do projecto é a criação de um “blogue”, este mesmo, onde serão divulgadas todas as iniciativas do “Núcleo de Astronomia”, assim como informação diversa e curiosidades de várias disciplinas científicas.

Sobre Alberto Carreira