Omeletes Sem Ovos

Em maio passado foi anunciado neste blogue a criação para breve de um Núcleo de Astronomia na nossa escola. Aguardava-se então o financiamento, previsto, por parte de um órgão do Ministério da Educação para a aquisição de um telescópio, instrumento fundamental para uma iniciativa como esta. A crise económica, e os cortes orçamentais dela decorrentes, levaram a que fosse cancelado o financiamento e estamos impossibilitados de adquirir o telescópio.

Levantou-se então a questão – valerá a pena continuar com o propósito da criação do Núcleo de Astronomia? A iniciativa na qual se inseria a criação do núcleo tinha como principal propósito a exploração das potencialidades das tecnologias de informação de que as escolas foram providas. Por essa razão, e porque muito da Astronomia pode hoje em dia ser explorado a partir da internet, considerou-se que o Núcleo de Astronomia (que funcionará como um clube) deveria avançar.

Brevemente ficarão abertas as inscrições para o ingresso no Núcleo de Astronomia, sendo aqui feito o seu anúncio. Requere-se apenas o gosto pela Astronomia e a possibilidade de participar em atividades que poderão decorrer em horário noturno.

Este blogue é direcionado para toda a comunidade escolar, divulgando notícias, curiosidades e fatos de Astronomia e de Ciência em geral. Toda a comunidade escolar está convidada a o explorar, a dar sugestões, a comentar os seus textos e a propor temas a abordar.

(por Renato Ribeiro)

Sobre Alberto Carreira