Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos

  A educar desde 1977

Oferta Formativa 25/26

A oferta formativa do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos visa…

Continuar a ler...

Moodle

Plataforma Moodle do Agrupamento

Suporte

Plataforma de suporte ao Agrupamento

Webmail

Plataforma de acesso ao Office365

Giae Online

Gestão Integrada para Administração Escolar

Wi-Fi

Configurações de acesso à rede local

Pesquisa

Ferramenta de pesquisa de conteúdos

O “Desafio do Mês” é um concurso, destinado a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Desafio do Mês

Projeto que contribui para a aquisição sólida de competências dos alunos.

PES

O Erasmus+ contribui para a excelência do ensino e formação na União Europeia.

Erasmus+

Informações sobre os exames/provas a realizar no presente ano letivo.

Exames 2025

Projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário.

AFC

Escola Sede

O concurso Canguru Matemático, promovido pela Associação Canguru sem Fronteiras e organizado, em Portugal, pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática, tem como principais objetivos estimular o gosto e o interesse pela Matemática, proporcionar momentos de diversão através da resolução de problemas matemáticos e levar os alunos a perceber que conseguir resolver os desafios propostos é uma conquista pessoal recompensadora. Pretende ainda dar a conhecer o lado lúdico da disciplina.

Este evento de carácter internacional é dirigido a alunos desde o 2.º ano de escolaridade até ao ensino secundário, sendo atualmente um dos maiores concursos escolares do mundo.

Em 2025, o Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos voltou a associar-se à iniciativa, contando com a participação de 84 alunos, distribuídos pelas seguintes categorias:

  • Mini-Escolar – Nível I: 20 alunos (turma 2.º C)
  • Mini-Escolar – Nível II: 18 alunos (3.º D)
  • Escolar: 33 alunos (5.º A, 5.º B, 6.º A, 6.º B e 6.º C)
  • Benjamim: 7 alunos (7.º B, 7.º C e 8.º B)
  • Cadete: 4 alunos (9.º B, 9.º C e 9.º D)
  • Estudante: 2 alunos (12.º A)

Os vencedores por categoria foram os seguintes alunos:

  • Mini-Escolar – Nível I: João Pereira (2.º C)
  • Mini-Escolar – Nível II: Maria Dias e Mateus Martins (3.º D)
  • Escolar: Iara Pereira (6.º C)
  • Benjamim: Rodrigo Nunes (8.º B)
  • Cadete: Santiago Pinto (9.º C)
  • Estudante: Bianca Almeida (12.º A)

De salientar que 18 alunos do Agrupamento ficaram incluídos no Quadro de Excelência, distinção atribuída aos participantes com classificações de destaque a nível nacional: João Pereira (2.º C); Maria Dias, Mateus Martins, David Carvalho, Rodrigo Vaz, Joana Bernardo, Dinis Santos e Luís Silva (3.º D); Enzo Roberto, Vasco Lucena e Bruna Emma Silva (6.º A); André Almeida e Henrique Figueiredo (6.º B); Iara Pereira e Gustavo Borges (6.º C); Leonor Santos (7.º C; Rodrigo Nunes e Simão Pinto (8.º B).

A todos os participantes foram entregues certificados de participação, enquanto os alunos que subiram ao pódio nas categorias Mini-Escolar e Escolar, bem como aqueles que obtiveram o primeiro lugar nas restantes categorias, receberam certificados de classificação. Foram ainda entregues os certificados nacionais, atribuídos aos alunos que integraram o Quadro de Excelência.

Parabéns a todos os alunos pelo empenho, entusiasmo e brilhante desempenho demonstrado!

Os resultados completos, quer a nível nacional, quer por Agrupamento/Escola, estão disponíveis para consulta em: https://www.mat.uc.pt/canguru/canguru2025

Os professores responsáveis,
Alexandra Mateus
Alberto Carreira

Líderes Digitais Benjamins em destaque: partilha, reflexão e celebração de 10 anos da iniciativa

Os Líderes Digitais Benjamins do nosso Agrupamento (Bruna Emma Silva, Filipe Assunção, Matilde Pereira e Vasco Lucena, do 6.º A; Gabriel Gamboa, Henrique Figueiredo, João Correia e Santiago Lourenço, do 6.º B) estiveram envolvidos, ao longo do ano letivo, em várias atividades que promoveram a cidadania digital e o bem-estar online entre os alunos do 2.º ciclo do ensino básico.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a criação da mascote do projeto – o Gasparzinho – e do espaço digital dedicado à iniciativa, bem como a construção e aplicação de um questionário sobre o bem-estar online, dirigido aos alunos do 2.º ciclo. Os resultados deste questionário serviram de base para duas sessões de sensibilização e reflexão, realizadas no dia 23 de abril, dinamizadas pelos próprios Líderes e dirigidas aos seus pares, com o objetivo de partilhar os dados recolhidos e apresentar algumas dicas úteis para uma vivência digital mais saudável e equilibrada.

No dia 1 de maio, na 2.ª sessão de partilha entre escolas, os nossos alunos Santiago Lourenço e Matilde Pereira representaram o Agrupamento com grande empenho, apresentando os resultados do questionário e explicando o trabalho desenvolvido pelos Líderes Digitais Benjamins ao longo do ano. Foi um momento de troca de experiências muito enriquecedor, que evidenciou o compromisso e a responsabilidade dos nossos alunos enquanto agentes de mudança.

O ponto alto deste percurso foi a participação no Encontro Nacional da Iniciativa Líderes Digitais, que celebrou os 10 anos da iniciativa, realizado no passado dia 28 de maio, no Colégio Júlio Dinis, no Porto. Os nossos Líderes marcaram presença com entusiasmo e orgulho, apresentando os seus posters, partilhando ideias, conhecendo projetos de outros Agrupamentos e celebrando, em conjunto, uma década de compromisso com a educação para a cidadania digital.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, pelo seu empenho e dedicação!

Os professores responsáveis pelo projeto,
Alexandra Mateus e Alberto Carreira

A oferta formativa do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos visa dar resposta às necessidades dos alunos, promover as melhores condições de ensino e aprendizagem tendo em vista o sucesso e a igualdade de oportunidades.

Dentro das limitações, característico de um concelho da baixa densidade populacional, a oferta educativa proporciona a construção de percursos formativos próprios no ensino secundário, permitindo assim o prosseguimento de estudos num leque abrangente de cursos do ensino superior universitário e também cursos profissionais de dupla certificação de qualificação de nível 4.

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO

  • Pré-Escolar
  • 1.º Ciclo
  • 2.º Ciclo
  • 3.º Ciclo

ENSINO SECUNDÁRIO

  • CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
    • Ciências e Tecnologias
    • Línguas e Humanidades
  • CURSOS PROFISSIONAIS
    • Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural - Nível 4
    • Técnico/a de Proteção Civil - Nível 4

Informam-se todos os alunos e Encarregados de Educação que, entre 21 de maio a 6 de junho de 2025, se encontra aberto o período de candidatura à Ação Social Escolar para o Ano Letivo 2025/2026, referente aos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail dos Serviços de Ação Social Escolar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues nos Serviços Administrativos – ASE, na escola sede do Agrupamento.

Documentos a entregar:

  1. Boletim de candidatura à Ação Social Escolar, disponível na Escola Sede ou na página do Agrupamento (em anexo);
  2. Comprovativo do IBAN (n.º de conta à ordem) do(a) aluno(a) ou do(a) encarregado(a) de educação;
  3. Documento emitido pelo serviço competente da Segurança Social, devidamente validado ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador, do qual conste o nome e o Escalão de atribuição de Abono de Família do(a) aluno(a) escalão 1, 2 ou 3, com data do mês em que faz a candidatura ou do mês anterior;
  4. Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de o pai e/ou a mãe se encontrar(em) desempregado(s) há mais de três meses e lhe seja atribuído o 2.º escalão do abono de família.

Os processos de candidatura cuja documentação se apresente incompleta ou incorretamente preenchida, não procedem para apreciação e despacho.

Tarouca, 20 de maio de 2025.

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (Boletim Ação Social 2025 2026.docx)Boletim Ação Social 2025 2026.docx72 kB268

Informa-se que se encontra aberto o concurso para o cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, de Tarouca, por um prazo de dez dias úteis a contar do dia seguinte à publicação do Aviso do concurso n.º 10510/2025/2, do diário da República n.º 77/2025, série II de 21 de abril de 2025.

Toda a informação e documentos encontram-se em anexo e nos serviços administrativos do Agrupamento.

O presidente do Conselho Geral,
Professor Luís Manuel dos Anjos Reis

MATRÍCULA/RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Informam-se todos os pais e encarregados de educação que o pedido de matrícula deve ser efetuado via Internet, em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais do Portal das Finanças;

Não sendo possível cumprir por esta via, o pedido de renovação de matrícula/atualização de dados pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Documentos necessários para o ato de matrícula em regime presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe: recente, a cores, com fundo liso e abranger apenas o rosto da criança);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação;
  • Comprovativo de composição do agregado familiar, retirado do Portal das Finanças (apenas quando o Encarregado(a) de Educação não seja o pai ou a mãe ou para comprovar que irmãos ou outras crianças e jovens do agregado familiar frequentam o mesmo estabelecimento de educação e ensino);
  • Comprovativo da morada, retirado do Portal das Finanças ou passado pela Junta de Freguesia;
  • Comprovativo da morada da atividade profissional (apenas nos casos de não ser área de residência);

 

Renovação automática

  • São renovadas de forma automática as matrículas nas seguintes situações:
  • Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.ºanos de escolaridade;
  • Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade, em caso de não transição;
  • Na transição na Educação Pré-Escolar.

 

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

  • Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade;
  • Renovação de matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.ºanos de escolaridade;
  • Renovação matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
    • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
    • A alteração de encarregado de educação;
    • A mudança de curso ou de percurso formativo;
    • A escolha de disciplinas. a)

a) O desejo de frequência da disciplina de EMR deve ser expresso, por escrito, no ato de matrícula ou da sua renovação, em cada ano letivo.

 

Período de matrícula/renovação de matrícula nos restantes anos de escolaridade:

  • Educação Pré-escolar e 1º ano de escolaridade – de 22 de abril a 31 de maio;
  • 6º ao 9.º ano e 11º ano de escolaridade – de 16 junho a 27 de junho;
  • 2.º ao 5.º ano de escolaridade – de 01 julho a 11 de julho;
  • 10.º e 12.º ano de escolaridade – de 15 de julho a 22 de julho.

 

O Diretor, 

Eduardo Costa Almeida

Anexos:

Preenchimento de Questionário/Avaliação Externa das Escolas

Solicita-se aos encarregados de educação, que ainda não o fizeram, o preenchimento de um questionário de satisfação por cada aluno/criança que frequente uma das escolas do Agrupamento. É muito importante a participação de todos.

Mais se informa que os mesmos devem ser preenchidos até dia 03 de outubro de 2024, quinta-feira.

  

Para aceder à página com as ligações dos questionários, CLIQUE AQUI!

(Aquando do acesso à página com as ligações, ser-lhe-á solicitado que se autentique com as suas credenciais institucionais. Relembramos que todos os encarregados de educação são detentores de uma conta de e-mail institucional do tipo eexxxx@aetarouca.pt (xxxx representa o número de processo do seu educando). Ou seja, deverá autenticar-se com os dados do seu e-mail institucional.)

 

Obrigado.

Com o ano letivo de 2023/ 2024 concluído faz-se o balanço e o registo das Atividades e Projetos concretizados no Agrupamento de Escolas de Tarouca, muitos deles concretizados com as parcerias internas e externas que unem sinergias para o sucesso educativo.

Muito obrigada a tod@s os participantes nesta caminhada da Comunidade Educativa de Tarouca.

1.º período

 

 2.º período

 

3.º período

 

No decurso das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, foi concretizado o DAC "Despertar memórias do 25 de abril" que envolveu toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Tarouca.

De "mãos dadas", todos se uniram para concretizar um projeto globalizante e que enquadrasse tanto a Escola, como as entidades parceiras da Escola. Por proposta da Assembleia Municipal de Tarouca foram incluídas no seu programa de Comemoração, todas as atividades previstas no Plano Anual de Atividades, bem como outras que se foram incluindo.

Um Projeto de sucesso que demonstra que as sinergias de uma Comunidade podem fazer muito para o sucesso educativo.

DAC "DESPERTAR MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL"

sede_20100516_1872039503.jpgsede_20100516_1713574286.jpgsede_20100516_1292824521.jpg3.jpgsede_20100516_2046212402.jpgsede_20100516_1411932968.jpgsede_20100516_2011994367.jpgsede_20100516_1668120758.jpgsede_20100516_1858185567.jpgsede_20100516_1329777541.jpgsede_20100516_1621921323.jpgsede_20100516_1632887189.jpgsede_20100516_1383787961.jpgsede_20100516_1618606304.jpg2.jpg1.jpgsede_20100516_1843703752.jpgsede_20100516_1924510682.jpg

Temos 179 visitantes e 0 membros em linha

Visitas

9198668

2025-07-16 20:43