Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos

  A educar desde 1977

Em destaque

ASE 2025/2026

Informam-se todos os alunos e Encarregados de Educação que, entre 21 de maio a 6…

Continuar a ler...

Moodle

Plataforma Moodle do Agrupamento

Suporte

Plataforma de suporte ao Agrupamento

Webmail

Plataforma de acesso ao Office365

Giae Online

Gestão Integrada para Administração Escolar

Wi-Fi

Configurações de acesso à rede local

Pesquisa

Ferramenta de pesquisa de conteúdos

O “Desafio do Mês” é um concurso, destinado a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Desafio do Mês

Projeto que contribui para a aquisição sólida de competências dos alunos.

PES

O Erasmus+ contribui para a excelência do ensino e formação na União Europeia.

Erasmus+

Informações sobre os exames/provas a realizar no presente ano letivo.

Exames 2025

Projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário.

AFC

Escola Sede

Informam-se todos os alunos e Encarregados de Educação que, entre 21 de maio a 6 de junho de 2025, se encontra aberto o período de candidatura à Ação Social Escolar para o Ano Letivo 2025/2026, referente aos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail dos Serviços de Ação Social Escolar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues nos Serviços Administrativos – ASE, na escola sede do Agrupamento.

Documentos a entregar:

  1. Boletim de candidatura à Ação Social Escolar, disponível na Escola Sede ou na página do Agrupamento (em anexo);
  2. Comprovativo do IBAN (n.º de conta à ordem) do(a) aluno(a) ou do(a) encarregado(a) de educação;
  3. Documento emitido pelo serviço competente da Segurança Social, devidamente validado ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador, do qual conste o nome e o Escalão de atribuição de Abono de Família do(a) aluno(a) escalão 1, 2 ou 3, com data do mês em que faz a candidatura ou do mês anterior;
  4. Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de o pai e/ou a mãe se encontrar(em) desempregado(s) há mais de três meses e lhe seja atribuído o 2.º escalão do abono de família.

Os processos de candidatura cuja documentação se apresente incompleta ou incorretamente preenchida, não procedem para apreciação e despacho.

Tarouca, 20 de maio de 2025.

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (Boletim Ação Social 2025 2026.docx)Boletim Ação Social 2025 2026.docx72 kB51

Informa-se que se encontra aberto o concurso para o cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, de Tarouca, por um prazo de dez dias úteis a contar do dia seguinte à publicação do Aviso do concurso n.º 10510/2025/2, do diário da República n.º 77/2025, série II de 21 de abril de 2025.

Toda a informação e documentos encontram-se em anexo e nos serviços administrativos do Agrupamento.

O presidente do Conselho Geral,
Professor Luís Manuel dos Anjos Reis

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiroDownloads
Fazer download deste ficheiro (Requerimento concurso a diretor 2025 2029.pdf)Requerimento220 kB190
Fazer download deste ficheiro (Regulamento do concurso para o cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas 2025 2)Regulamento387 kB197
Fazer download deste ficheiro (aviso-10510-2025-2.pdf)Diário da República n.º 77/2025, Série II de 2025-04-21566 kB156

MATRÍCULA/RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Informam-se todos os pais e encarregados de educação que o pedido de matrícula deve ser efetuado via Internet, em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais do Portal das Finanças;

Não sendo possível cumprir por esta via, o pedido de renovação de matrícula/atualização de dados pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Documentos necessários para o ato de matrícula em regime presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe: recente, a cores, com fundo liso e abranger apenas o rosto da criança);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação;
  • Comprovativo de composição do agregado familiar, retirado do Portal das Finanças (apenas quando o Encarregado(a) de Educação não seja o pai ou a mãe ou para comprovar que irmãos ou outras crianças e jovens do agregado familiar frequentam o mesmo estabelecimento de educação e ensino);
  • Comprovativo da morada, retirado do Portal das Finanças ou passado pela Junta de Freguesia;
  • Comprovativo da morada da atividade profissional (apenas nos casos de não ser área de residência);

 

Renovação automática

  • São renovadas de forma automática as matrículas nas seguintes situações:
  • Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.ºanos de escolaridade;
  • Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade, em caso de não transição;
  • Na transição na Educação Pré-Escolar.

 

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

  • Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade;
  • Renovação de matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.ºanos de escolaridade;
  • Renovação matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
    • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
    • A alteração de encarregado de educação;
    • A mudança de curso ou de percurso formativo;
    • A escolha de disciplinas. a)

a) O desejo de frequência da disciplina de EMR deve ser expresso, por escrito, no ato de matrícula ou da sua renovação, em cada ano letivo.

 

Período de matrícula/renovação de matrícula nos restantes anos de escolaridade:

  • Educação Pré-escolar e 1º ano de escolaridade – de 22 de abril a 31 de maio;
  • 6º ao 9.º ano e 11º ano de escolaridade – de 16 junho a 27 de junho;
  • 2.º ao 5.º ano de escolaridade – de 01 julho a 11 de julho;
  • 10.º e 12.º ano de escolaridade – de 15 de julho a 22 de julho.

 

O Diretor, 

Eduardo Costa Almeida

Anexos:

Preenchimento de Questionário/Avaliação Externa das Escolas

Solicita-se aos encarregados de educação, que ainda não o fizeram, o preenchimento de um questionário de satisfação por cada aluno/criança que frequente uma das escolas do Agrupamento. É muito importante a participação de todos.

Mais se informa que os mesmos devem ser preenchidos até dia 03 de outubro de 2024, quinta-feira.

  

Para aceder à página com as ligações dos questionários, CLIQUE AQUI!

(Aquando do acesso à página com as ligações, ser-lhe-á solicitado que se autentique com as suas credenciais institucionais. Relembramos que todos os encarregados de educação são detentores de uma conta de e-mail institucional do tipo eexxxx@aetarouca.pt (xxxx representa o número de processo do seu educando). Ou seja, deverá autenticar-se com os dados do seu e-mail institucional.)

 

Obrigado.

Com o ano letivo de 2023/ 2024 concluído faz-se o balanço e o registo das Atividades e Projetos concretizados no Agrupamento de Escolas de Tarouca, muitos deles concretizados com as parcerias internas e externas que unem sinergias para o sucesso educativo.

Muito obrigada a tod@s os participantes nesta caminhada da Comunidade Educativa de Tarouca.

1.º período

 

 2.º período

 

3.º período

 

No decurso das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, foi concretizado o DAC "Despertar memórias do 25 de abril" que envolveu toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Tarouca.

De "mãos dadas", todos se uniram para concretizar um projeto globalizante e que enquadrasse tanto a Escola, como as entidades parceiras da Escola. Por proposta da Assembleia Municipal de Tarouca foram incluídas no seu programa de Comemoração, todas as atividades previstas no Plano Anual de Atividades, bem como outras que se foram incluindo.

Um Projeto de sucesso que demonstra que as sinergias de uma Comunidade podem fazer muito para o sucesso educativo.

DAC "DESPERTAR MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL"

Candidatura à Bolsa de Mérito - 2024/2025

Informamos todos os alunos do ensino secundário, com escalão A e B de que, de acordo com o artigo 14.º, do despacho nº 5296/2017, de 16 de junho de 2017, podem candidatar-se à Bolsa de Mérito para o ano letivo 2024/2025, desde que tenham obtido a seguinte classificação média anual, relativa ao ano de escolaridade anterior, ano letivo 2023/2024:

  • Classificação igual ou superior a 4, no 9.º ano, arredondada às unidades;
  • Classificação igual ou superior a 14, no 10.º ou 11.º anos, arredondada às unidades.

Assim, o Boletim de Candidatura, à Bolsa de Mérito vai ser distribuído pelos Diretores de Turma e os alunos devem entregar o Boletim devidamente preenchido no Serviço de Ação Social Escolar, até dia 30 de setembro.

Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, 6 de setembro de 2024.

 

O Diretor,
(Eduardo da Costa Almeida)

Eduardo Costa Almeida, Diretor deste agrupamento de escolas, informa toda a comunidade educativa que as atividades escolares para o ano letivo de 2024/2025 terão início de acordo com a seguinte calendarização:

Dia 12 de setembro de 2024

  • Reunião dos pais/encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar e dos alunos do 1.º Ciclo com os professores titulares de turma, no Centro Escolar de Tarouca e ou no Jardim do Castanheiro do Ouro, às 9h:30.

Dia 13 de setembro de 2024

  • Receção às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º Ciclo às 09h:00;
  • Receção aos alunos do 5.º Ano, entre as 9:00 h e as 11:00 h, na Escola sede.

Dia 16 de setembro de 2024

  • Início das atividades letivas para todos os alunos, de acordo com o horário semanal.

Tarouca, 28 de agosto de 2024
O Diretor,
Eduardo Costa Almeida

 

No dia 29 de maio, oito alunos do 5.º ano de escolaridade no nosso Agrupamento tiveram a oportunidade de participar do evento final da iniciativa Líderes Digitais, que aconteceu em Ílhavo. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos que desenvolveram ao longo do ano letivo, mostrando todo o seu talento, criatividade e dedicação na área digital.

Durante o evento, os alunos apresentaram (https://bit.ly/3UWv0m0) os resultados do inquérito realizado aos alunos do 2.º ciclo do Agrupamento subordinado ao tema “a utilização dos ecrãs”, bem como do cartaz e dos vídeos produzidos, que englobaram desde a criação de avatares até à produção de vídeos com recurso à IA. Foi inspirador ver como esses jovens conseguiram colocar em prática os seus conhecimentos e habilidades, trabalhando de forma colaborativa e inovadora.

 

A participação dos nossos alunos no evento final da iniciativa Líderes Digitais é motivo de orgulho para toda a comunidade educativa. É gratificante ver como eles se conseguiram destacar e mostrar todo o seu potencial na área da tecnologia, demonstrando que são verdadeiros líderes digitais em formação.

Acreditamos que essa experiência tenha sido enriquecedora para os nossos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e académico. Estamos certos de que esses jovens têm um futuro brilhante pela frente e que ainda terão muitas conquistas a comemorar ao longo de suas trajetórias educacionais.

Parabenizamos, portanto, os oito alunos Líderes Digitais Benjamins – Emma Silva, Filipe Assunção, Matilde Pereira e Vasco Lucena, do 5.º A, Gabriel Gamboa, Henrique Figueiredo, Ivo Leal e Santiago Lourenço, do 5.º B – pela excelente participação e pelo orgulho que trouxeram para o nosso Agrupamento. Que esta experiência seja motivo para continuar a explorar o mundo digital e se tornarem verdadeiros líderes neste campo em constante transformação.

  

sede_20100516_1292824521.jpg1.jpgsede_20100516_1858185567.jpgsede_20100516_2011994367.jpg3.jpgsede_20100516_1713574286.jpgsede_20100516_2046212402.jpgsede_20100516_1843703752.jpgsede_20100516_1621921323.jpgsede_20100516_1872039503.jpg2.jpgsede_20100516_1411932968.jpgsede_20100516_1632887189.jpgsede_20100516_1618606304.jpgsede_20100516_1924510682.jpgsede_20100516_1329777541.jpgsede_20100516_1383787961.jpgsede_20100516_1668120758.jpg

Temos 240 visitantes e 0 membros em linha

Visitas

8779864

2025-05-29 00:47