Todos nós já ouvimos falar no número Pi. É o número irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Equivale a 3,141592653589793238462643383279502884197169399375… e é conhecido vulgarmente como 3,1416. Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.
O número Phi (letra grega que se pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.
Os gregos criaram então o rectângulo de ouro. Era um rectângulo, com proporções: o lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon. A proporção do rectângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.
Durante milénios, a arquitectura clássica grega prevaleceu. O rectângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo – veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o rectângulo de ouro grego.
Mas no ano 1200, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática, a Série Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência, onden um número é igual à soma dos dois números anteriores:
1
1
2
3
5
8
13
21
34
55
89
…
Aí entra a 1ª “coincidência”: a proporção de crescimento média da série é… 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, em outras um pouco abaixo, mas a média é 1,618 – exactamente a proporção das pirâmides do Egipto e do rectângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
Por exemplo:
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A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
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A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
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A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
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A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas distribuem-se em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618. Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.
Por que é que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo? Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo, a cultura clássica voltou à moda. Michelangelo e, principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano… obra prima de Deus.
Por exemplo:
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Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é 1,618;
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Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618;
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Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;
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Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
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A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
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Da sua cintura até a cabeça edepois só o tórax: o resultado é 1,618;
Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são objectos acurados de medição. Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coisas teoricamente diferentes, são todas ligadas numa proporção em comum.
Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça o seu cartão de crédito (largura/altura), um livro, um jornal, uma foto revelada. Lembre-se de considerar sempre erros de medida da régua ou fita métrica.
Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em outras diversas obras.
Então, tudo isto, seria uma mera coincidência?
Simplesmente inteligente.
Porque é que o phi não transcende de uma dimensão DIVINA para uma REAL Dimensão?…
Deus é divino e a dimenção foi criada por ele, ou seja, dimenção do divino